quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Opinião: A escolha de Yasmeena - Jean Sasson

Olá!

Hoje trago-vos mais uma opinião, e desta vez é de um livro que eu li em Outubro, e que é bem diferente do género habitual que costumo ler.
Trata-se de uma história veridica contada por uma rapariga árabe a uma jornalista.

Data de leitura: 1 de Outubro de 2014
Estrelas: ****-



Sinopse: 
Nascida no Líbano, Yasmeena era jovem, bela e sofisticada. Tinha formação universitária, falava fluentemente inglês e trabalhava como assistente de bordo. Era também virgem e conservadora, como mandava a tradição familiar.
O seu mundo ruiu no dia em que o avião em que deveria sair do Kuwait ficou retido no aeroporto. Saddam Hussein acabara de invadir o país. A guerra começava.
No meio do caos, Yasmeena foi enclausurada numa prisão controlada por soldados iraquianos. A violação e a tortura faziam parte da rotina. A impunidade era total.
Após o brutal ataque de que foi alvo às mãos do chefe da prisão, Yasmeena fechou-se em si própria e na sua dor… até ao momento em que conheceu Lana, cujo destino estava à mercê de um sádico. Por temer pela vida da amiga, Yasmeena usou o seu frágil poder junto do chefe. Mas a sua coragem teve um preço. Para salvar Lana, Yasmeena foi forçada a fazer uma escolha...
Há muito que Jean Sasson queria revelar ao mundo a história de Yasmeena. Mas sabia que, por ser sexualmente explícita, seria difícil de publicar. Contudo, Yasmeena nunca abandonou os seus pensamentos. E, um dia, Jean Sasson simplesmente soube que era a altura certa para a partilhar e impedir que a verdade sobre o que passou entre as paredes daquela prisão caísse no esquecimento.
Chocante e comovente, este é um relato fundamental sobre um crime de guerra menosprezado: a violação. Um grito contra o silêncio a que as suas vítimas são condenadas para a vida.
 


A minha opinião:
Bom, em primeiro lugar devo dizer que para ler este livro é preciso ter estofo. O livro é extremamente chocante e pormonorizado.
No entanto aconselho a sua leitura, pois retrata uma triste realidade que ainda hoje, se calhar neste preciso momento, se continua a passar.
A tamanha violência com que mulheres árabes são tratadas exactamente por homens também árabes, é inimaginável. Este livro em particular conta a história de Yasmeena, uma bela rapariga libanesa que foi sequestrada por iraquianos, quando o Iraque decide invadir o Kuwait. A partir dai a jovem de 21 anos passa meses numa prisão onde o seu único propósito é servir de escrava sexual ao seu 'dono', como ele se intitula. Ela e as outras raparigas da prisão são expostas diáriamente a repetidas violações, a actos de extrema violência, falta de comida e de higiene, entre outras coisas.
Nunca me interessei muito por ler livros sobre histórias veridicas, mas este por alguma razão chamou-me à atenção. E ainda bem, pois com certeza fiquei a ver muita coisa de uma forma diferente.


Link do Goodreads aqui

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Olá!

Hoje chega ao blog Palavras de Mel a primeira TAG! :)
Adoro ver TAGs quer em blogs quer em canáis literários, e foi dificil decidir qual queria que fosse a primeira para o meu blog. Acabei por me decidir pela TAG de seu nome TAG Literária.
E foi também dificil dar as respostas!
Encontrei-a no blog Chaise Longue e foi criada pelo blog Como Respira?

Vamos então?


1. Qual a capa mais bonita da tua estante?
 
Neste momento, e sem sombra para dúvidas, é "A Seleção" da Kiera Cass. Tenho ou não tenho razão? :)
 

 2. Se pudesses trazer uma personagem para a realidade, qual seria?  
 O Roarke... Tinha de ser o Roarke <3 Da série Mortal da J. D. Jobb ou Nora Roberts.



3. Se pudesses entrevistar um/a autor/a qual seria?  
Seria a Nora Roberts, pois até ao momento é a autora que eu mais li, e que adoro! Tanto os romances, como a série Mortal. Sempre que estou em ressaca literária e quero sair dela já sei que tenho de ir buscar um livro da Nora!
Onde vai esta mulher buscar tanta imaginação?! Gostava de lhe perguntar...

4. Um livro que não lerás de novo, porquê?
Não leria de novo " O Primeiro Marido" da Laura Dave, porque não gostei nada, achei um livro sem interesse e sem acção nenhuma...


5. Uma história confusa?  
 Apesar de ter adorado a trilogia Divergente da Veronica Roth, o último livro "Convergente" achei bastante confuso...


6. Um casal?
 E lá vou eu ter de falar novamente no Roarke! Ele e a Eve fazem o meu casal literário preferido de sempre.


7. Dois vilões? (podem ser vilões amados ou odiados).  
Humm dois vilões...
Em primeiro lugar o rei Henrique XIII de Inglaterra, protagonista do livro "Duas irmãs, Um rei" da Philippa Gregory. Apesar de ser mau é uma personagem interessante e verídica!


Em segundo o vilão do livro "Antes de Adormecer" de S. J. Watson. Não vos posso dizer quem é o vilão, mas o seu trabalho é admirável!


8. Uma personagem que matarias (ou tiravas do livro)?  
Acho que não matava nem tirava ningúem do livro... Todos os personagens lá estão por um motivo, e se não existissem não haveria história para contar!

9. Se pudesses viver num livro, qual seria?  
A minha resposta vai ser bastante cliché, mas seria sem dúvida qualquer livro da série Harry Potter <3


10. Qual o teu livro mais pequeno e maior? (em termos de páginas)
O maior de todos é o "Segue o Coração, Não olhes para trás" da Lesley Pearse com 784 páginas, e o qual ainda não tive coragem de ler... Grrrr

 

E o mais pequeno é da Ruth Cardello, "Por Amor ou por Herança", com 184 páginas.


 

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Opinião: Mariana - Susanna Kearsley

Olá a todos!
Hoje trago-vos a minha opinião sobre o livro Mariana de Susanna Kearsley.
Em primeiro lugar quero dizer que este é um dos meus livros preferidos de sempre! Já o li há alguns meses, mas no entanto lembro-me dele com frequência, pois é realmente maravilhoso :)
Deixo-vos então a minha opinião!
Data de leitura: 9 de Junho de 2014
Estrelas: ***** 





Sinopse: 
Julia Becket acredita no destino. Ela tinha apenas cinco anos quando viu Greywethers pela primeira vez, mas soube de imediato que aquela era a sua casa. Vinte e cinco anos depois, tornou-se finalmente sua proprietária. Mas Julia depressa começa a suspeitar de que existe algo de poderoso e inexplicável por detrás da sua decisão radical de abandonar Londres e começar de novo numa pequena aldeia. Os novos vizinhos são calorosos e acolhedores, muito particularmente Geoff, o aristocrático proprietário de Crofton Hall, com quem sente uma ligação imediata. Mas a vida tal como ela a conhecia acabou, e outra bem diferente está prestes a começar. Uma vida que inclui Mariana, que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino ficou tragicamente por cumprir. A história de Mariana vai- se revelando a pouco e pouco, apoderando-se da sua vida como um feitiço. Ao longo dos séculos que separam as duas jovens, uma promessa de amor eterno aguarda o desfecho que o destino lhe negou. Conseguirá Julia desvendar no presente os enigmas do passado? Será que Mariana esteve sempre à sua espera?

A minha opinião:
Como já referi em cima, para mim este livro é excelente!
Devo dizer que depositei muitas expectativas nele, desde a primeira vez que li a sua sinopse numa livraria, até às imensas criticas que fui lendo sobre ele. Acabei por comprá-lo na feira do livro de Lisboa, e li o de imediato. E quanto às expectativas, devo dizer que foram de longe superadas!

Para começar o livro toca num tema pelo qual me interesso, mas que no entanto nunca tinha lido nada sobre ele, e pouca coisa sei a esse respeito. A reencarnação.
Logo aí para mim foi um ponto forte. 
Em segundo lugar a escrita é muito boa. A autora tem a capacidade de nos fazer crer que os locais descritos realmente existem e que nós lá estamos de facto. Também gostei muito de a história alternar entre o tempo actual e o séc. XVII, pois dá nos a conhecer uma época bastante diferente. A autora conseguiu isto de uma forma muito natural, e apesar das alternâncias entre o passado e o presente, a história não é de todo confusa.
Toda a história é por isso maravilhosa e dá imenso gosto ler, mas o final do livro... é mais do que surpreendente! Um óptimo livro, ao qual dei as 5 estelas, e que irei reler sem dúvida. 

Quem se interesse minimamente pelo tema leia. Não sei se já disse que é excelente? :)


Link no Goodreads

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Opinião: Antes de Adormecer - S. J. Watson

Olá a todos!

E aqui está ela, a primeira opinião do meu blog novinho em folha! :D
E quem tem a honra é o livro Antes de Adormecer de S. J. Watson.
Já o tinha na minha wishlist desde Abril, desde a primeira vez que ouvi falar dele.
Comprei-o na semana passada, e no mesmo dia não resisti e começei a lê-lo!
Vamos então à opinião própriamente dita? Se já leram, digam me também a vossa.

Data de leitura: 22 de Novembro de 2014
Estrelas: ***--


 
 Sinopse: 

«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»
As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

A minha opinião:

Na realidade dei a este livro 3.5 estrelas, apesar de no Goodreads não ser possível. Foi a primeira vez tive necessidade de dar estrelas e meia. E porquê?
Porque o final deste livro está espéctacular. Não consegui parar de ler as últimas 50 páginas, até saber o desfecho. Está realmente muito bem conseguido. No entando, o resto do livro não me cativou, e por isso não consegui dar as 4 estrelas.

A história do livro é realmente muito interessante e cativante, mas na minha opinião é também um pouco massadora. Como sabemos na sinopse, a protagonista Christine tem um tipo raro de amnésia, e esquece tudo cada vez que dorme. Com a ajuda de um psicologo ela começa a escrever um diário, de modo a que ao lê-lo todos os dias possa ficar a par da sua vida, mesmo havendo anos e anos de memórias em branco. Até aqui tudo muito bem. Mas isto é realmente a única coisa que se passa durante as primeiras 270 páginas. É certo que vão surgindo sempre mistérios e interrogações da protagonista para com o seu passado e para com as pessoas que a rodeiam. E toda a história está sempre envolta em suspense. Mas pouco passa disso. 


Resumindo, para mim foi um livro um pouco aborrecido de ler... O que o salvou foi, na minha opinião, o final. Muito bem construido e que faz todo o sentido.
De qualquer das formas recomendo a leitura! 

Link do Goodreads aqui

domingo, 23 de novembro de 2014

Olá a todos e sejam bem vindos!

O meu nome é Ana, tenho 24 anos, e adoro ler.
Desde pequena sempre li muito, e tal como muitos de voces esse gosto mais acentuado pela leitura cresceu com o Harry Potter, ainda na minha infância.

Desde então tenho sempre vindo a ler, mas foi o ano passado, em meados de Dezembro que começei a ler mais a sério. A ganhar aquele bichinho por ler mais e mais. Primeiro li o livro Mar de Tesouros da Nora Roberts, e inscrevi-me no forum da autora em Portugal. Ai conheci não só muitos mais livros dela como também de outros autores. Continuei por isso agarrada aos livros da Nora e depois da Lara Adrian, e hoje em dia essa lista já aumentou e muito! Comecei a experimentar uma diversidade imensa de autores e de géneros literários, que até então desconhecia. Em Janeiro deste ano inscrevi-me no Goodreads, e desde então tenho feito lá as minhas reviews, à medida que vou lendo.

No entretanto tenho seguido imensos blogs e canais literários, e até já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente algumas dessas pessoas. E a promessa de um dia criar o meu próprio blog mantinha-se no ar. E parece que hoje é o dia de a cumprir!

E posto isto, espero que gostem do meu blog, e que a partir de hoje possamos partilhar muitas experiências juntos!

 Ana

Perfil no Goodreads: https://www.goodreads.com/user/show/27899638-ana