terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Opinião: A Princesa Branca - Philippa Gregory

Olá!

Venho partilhar convosco mais uma opinião sobre um livro da autora Philippa Gregory.
Desta vez é "A Princesa Branca".

Sei que não estou a ler estes livros pela ordem certa, mas para mim está a fazer mais sentido assim.
Já leram algum livro desta saga sobre a Guerra dos Primos?

Data de leitura: 12 de Dezembro de 2014
Estrelas: ***--




Sinopse: 
  
Quando Henrique Tudor conquista a coroa de Inglaterra após a batalha de Bosworth, sabe que tem de se casar com a princesa da casa inimiga, Isabel de York, para unificar um país dividido pela guerra há duas décadas.Mas a noiva ainda está apaixonada pelo seu inimigo morto, Ricardo III. A mãe de Isabel e metade de Inglaterra sonham com o herdeiro ausente, que a Rainha Branca enviou para o desconhecido. Embora a nova monarquia tome o poder, não consegue ganhar o coração de uma Inglaterra que espera o regresso triunfante da Casa de York.O maior receio de Henrique é que um príncipe esteja escondido à espreita para reclamar o trono. Quando um jovem que quer ser rei conduz o seu exército e invade Inglaterra, Isabel tem de escolher entre o novo marido, por quem se começa a apaixonar, e o rapaz que afirma ser o seu amado e perdido irmão: a Rosa de York volta para casa finalmente.

A minha opinião:

Gostei do livro, e estou cada vez mais interessada em continuar a ler sobre a Guerra dos Primos. Além disso cada vez estou mais fã da Philippa Gregory!
No entanto achei este livro foi um pouco enjoativo...


Apesar de este livro não ser o número a seguir ao A Rainha Branca, é a continuação da história dele. Tendo neste caso como protagonista a filha de Isabel Woodville, Isabel de York.
Esta acaba por se casar com Henrique XII e toda a história se desenrola a partir daqui. 

Em primeiro lugar detestei o rei, é a pessoa mais insegura e desconfiada que possam imaginar! Dá nervos a quem não tem. É certo que sendo um Tudor tem medo que o trono lhe seja retirado por algum herdeiro York, mas bolas que maçador... O livro a partir de certo ponto é praticamente só isto. O rei e os seus constantes medos, a rainha Isabel sempre a responder 'não sei, não sei' a tudo o que o marido lhe pergunta com medo de este a considerar também a ela uma traidora. 
Em segundo lugar, e o que mais me irritou, foi a história interminável à volta do rapaz que diz ser um dos príncipes desaparecidos na torre anos antes, e assim, herdeiro do trono por direito. O rapaz, o rapaz e sempre o rapaz! Que tédio. Não falam de mais nada.
Mas gostei na mesma, e fico me pelas 3 estrelas o que na realidade não é mau.


Link do Goodreads aqui 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Opinião: A Rainha Branca - Philippa Gregory

Olá a todos!

Aqui vem mais uma opinião fresquinha, do livro que acabei de ler ontem.
E o livro é A Rainha Branca da Philippa Gregory. Uma autora que adoro e da qual após 2 livros fiquei fã. :)

Data de leitura: 1 de Dezembro de 2014
Estrelas: *****





Sinopse:
A história do primeiro volume de uma nova trilogia notável desenrola-se em plena Guerra das Rosas, agitada por tumultos e intrigas. A Rainha Branca é a história de uma plebeia que ascende à realeza servindo-se da sua beleza, uma mulher que revela estar à altura das exigências da sua posição social e que luta tenazmente pelo sucesso da sua família, uma mulher cujos dois filhos estarão no centro de um mistério que há séculos intriga os historiadores: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre.
 
A minha opinião:
Sobre este livro só posso dizer que adorei!
Li o meu primeiro romance histórico já há alguns anos, e foi precisamente da mesma autora, Philippa Gregory. Simplesmente adorei, e desde então fiquei muito interessada no tema. No entanto sem saber bem porquê, não voltei a ler mais nada do género. Como é possível? É mesmo dos meus géneros literários preferidos!

Desde ai, sempre acompanhei séries televisivas e documentários sobre este tema da monarquia inglesa, é realmente um tema que gosto. E este livro retrata muitíssimo bem a Guerra das Rosas, ou a chamada guerra entre primos.
Philippa Gregory não se baseia tanto no romance em si, mas mais no contexto histórico. Dá nos a conhecer muito bem as casas de York e Lencastre e todas as batalhas, casamentos, nascimentos e mortes que se desenrolaram durante este longo período. Temos ainda presente a crença por parte da Rainha Branca de ser descendente de Melusina. Achei este tema bem trabalhado e dá sem dúvida um toque de magia à história. Como cereja no topo do bolo temos ainda presente o grande mistério dos Príncipes da Torre. 

Para mim, o ponto mais forte deste e de qualquer livro da Philippa Gregory, é basear-se em factos reais, estudados ao longo de todos estes anos por historiadores. É claro que existem partes romanceadas e inventdas pela autora, mas partes essas que são na mesma excelentes.
Não se consegue parar de ler, o livro é cheio de acção, suspence e nada maçador apesar das suas 450 páginas. Pretendo continuar com esta trilogia!
E claro, dei 5 estrelas.


Link no Goodreads