quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Opinião: A escolha de Yasmeena - Jean Sasson

Olá!

Hoje trago-vos mais uma opinião, e desta vez é de um livro que eu li em Outubro, e que é bem diferente do género habitual que costumo ler.
Trata-se de uma história veridica contada por uma rapariga árabe a uma jornalista.

Data de leitura: 1 de Outubro de 2014
Estrelas: ****-



Sinopse: 
Nascida no Líbano, Yasmeena era jovem, bela e sofisticada. Tinha formação universitária, falava fluentemente inglês e trabalhava como assistente de bordo. Era também virgem e conservadora, como mandava a tradição familiar.
O seu mundo ruiu no dia em que o avião em que deveria sair do Kuwait ficou retido no aeroporto. Saddam Hussein acabara de invadir o país. A guerra começava.
No meio do caos, Yasmeena foi enclausurada numa prisão controlada por soldados iraquianos. A violação e a tortura faziam parte da rotina. A impunidade era total.
Após o brutal ataque de que foi alvo às mãos do chefe da prisão, Yasmeena fechou-se em si própria e na sua dor… até ao momento em que conheceu Lana, cujo destino estava à mercê de um sádico. Por temer pela vida da amiga, Yasmeena usou o seu frágil poder junto do chefe. Mas a sua coragem teve um preço. Para salvar Lana, Yasmeena foi forçada a fazer uma escolha...
Há muito que Jean Sasson queria revelar ao mundo a história de Yasmeena. Mas sabia que, por ser sexualmente explícita, seria difícil de publicar. Contudo, Yasmeena nunca abandonou os seus pensamentos. E, um dia, Jean Sasson simplesmente soube que era a altura certa para a partilhar e impedir que a verdade sobre o que passou entre as paredes daquela prisão caísse no esquecimento.
Chocante e comovente, este é um relato fundamental sobre um crime de guerra menosprezado: a violação. Um grito contra o silêncio a que as suas vítimas são condenadas para a vida.
 


A minha opinião:
Bom, em primeiro lugar devo dizer que para ler este livro é preciso ter estofo. O livro é extremamente chocante e pormonorizado.
No entanto aconselho a sua leitura, pois retrata uma triste realidade que ainda hoje, se calhar neste preciso momento, se continua a passar.
A tamanha violência com que mulheres árabes são tratadas exactamente por homens também árabes, é inimaginável. Este livro em particular conta a história de Yasmeena, uma bela rapariga libanesa que foi sequestrada por iraquianos, quando o Iraque decide invadir o Kuwait. A partir dai a jovem de 21 anos passa meses numa prisão onde o seu único propósito é servir de escrava sexual ao seu 'dono', como ele se intitula. Ela e as outras raparigas da prisão são expostas diáriamente a repetidas violações, a actos de extrema violência, falta de comida e de higiene, entre outras coisas.
Nunca me interessei muito por ler livros sobre histórias veridicas, mas este por alguma razão chamou-me à atenção. E ainda bem, pois com certeza fiquei a ver muita coisa de uma forma diferente.


Link do Goodreads aqui

2 comentários:

  1. Nunca li nada deste género literário, mas sempre tive curiosidade. Gosto muito de livros baseados em histórias verídicas! Mostra-nos uma realidade que muitas vezes desconhecemos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mostra mesmo uma realidade totalmente diferente... Fiquei a gostar imenso do tema que este livro trata!

      Eliminar

Deixa-me a tua opinião, vou gostar muito de a ler :)